Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)
Quando tudo parecia 100% encaminhado para a liberação do trânsito do viaduto da Faixa Velha de Camobi (ERS-509) até a metade de novembro, surge um novo impasse. A construtora Della Pasqua está concluindo as guardas de proteção e a sinalização da obra e poderá concluir os serviços na semana que vem, se o clima ajudar, mas o tráfego ainda não poderá ser liberado sobre o viaduto por outro motivo: a falta de uma junta de dilatação, que precisa ser instalada pela construtora Sogel, que fez o viaduto.
Segundo informações extraoficiais apuradas pela coluna, a Sogel só deve colocar essas juntas depois que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) pagar o que deve à empresa. Procurada pela coluna, a Sogel não quis comentar o assunto.
Congresso aprova emenda prevendo R$ 55 milhões para obra da Travessia Urbana de Santa Maria
Portanto, diante desse novo impasse, ainda não há previsão exata de quando o tráfego será liberado, e os motoristas seguirão tendo de enfrentar os congestionamentos pela pista lateral, com só uma pista, em horários de pique.
Em outubro, o governo do Estado havia previsto que o tráfego poderia ser liberado no final do mês passado, se o tempo ajudasse. Ontem pela manhã, a coluna pediu informações ao Daer sobre previsão de pagamento da Sogel e também de liberação do trânsito. Até o fechamento desta edição, o Daer não havia dado resposta.
ALÉM DISSO...
Vamos cobrar e torcer para que, desta vez, o impasse seja resolvido logo. Afinal, os motoristas e a comunidade estão cansados de esperar pelo desfecho desta obra, que começou em novembro de 2013, com previsão de ser concluída no final de 2015. Ao menos, agora falta pouco.